terça-feira, 3 de março de 2009

RS e Holanda tratam de cooperação ao setor hidroportuário

O ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água da Holanda, Camiel Eurlings, acompanhado de cerca de 50 investidores daquele país, iniciou, nesta terça-feira (3), missão governamental e empresarial no Rio Grande do Sul. A comitiva, que busca a prospecção de negócios no Estado, foi recepcionada pelos secretários de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, e Geral de Governo, Erik Camarano.

Entre outras ações, a vinda da missão dá continuidade ao acordo de cooperação técnica realizado entre o governo do Estado e a Holanda, no ano passado, para o desenvolvimento do setor hidroportuário do Rio Grande do Sul. A programação desta terça-feira começou com uma visita ao Porto de Rio Grande, com passagem da comitiva pelo Terminal de Contêineres (Tecon) e pelo dique seco, em fase de ampliação pela empresa WTorre.

À noite, o grupo será recebido pela governadora Yeda Crusius no Palácio Piratini. Em agosto de 2008, uma delegação gaúcha liderada pela governadora foi à Holanda para conhecer o sistema hidroportuário holandês, considerado um dos mais avançados do mundo, e buscar cooperação para melhor aproveitamento do potencial hidroviário do Rio Grande do Sul, composto por aproximadamente 900 quilômetros de vias fluviais prontas para navegação. Na visita, a governadora assinou, com o ministro Eurlings, uma Carta de Intenções estabelecendo os termos da cooperação bilateral entre o governo do Estado do Rio Grande do Sul e o governo holandês.

Como resultado dessa visita, os consultores holandeses Wim Ruijgh e Harrie de Leijer fizeram duas missões técnicas ao Estado, em setembro e dezembro de 2008, para detalhar o diagnóstico e as proposições para o desenvolvimento do setor hidroviário. A retomada do transporte fluvial de cargas possibilita redução de custos e mais segurança, em razão do desafogamento das estradas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário